segunda-feira, 4 de maio de 2009

Caminhada- Benefícios- Jornal Viva Melhor

PASSOS MÁGICOS
Facilidade na prática e benefícios imediatos atraem cada vez mais pessoas para as caminhadas

Por Leila de Oliveira
leila@estilocampinas.com

Os objetivos podem ser distintos - motivos médicos, perda de peso ou apenas distração. Seja qual for a razão para a escolha deste tipo de atividade, numa rápida observada pela vias públicas, é possível notar que a pratica de caminhada atrai cada vez mais adeptos. O baixo custo, horário maleável e a necessidade de pouco preparo são alguns dos motivos que impulsionam as pessoas a caminhar. Os benefícios também são muitos e variam de acordo com o estilo escolhido: mesmo de forma moderada, ajuda na melhora da auto-estima e diminui a tensão e ansiedade, porque estimula a liberação de endorfina, uma substancia que traz a sensação de alivio e bem estar. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser mais eficiente no tratamento de depressão aguda do que a utilização de medicamentos. Para quem busca emagrecer,o ritmo deve ser mais intenso e continuo, com pelo menos uma hora de duração. Nestes casos, os benefícios para a saúde também são maiores, tais como: aumento da massa óssea e da eficiência do sistema imunológico, diminuição dos problemas no coração devido à ativação da circulação sanguínea, alem da perda de calorias e ajuda no controle de peso. Segundo o medico ortopedista e especialista em joelho, Dr. Wander Brito, que também é membro do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, e atende pelo Instituto Wilson Mello e hospitais Mario Gatti, Estadual de Sumaré e Centro Médico, a caminhada é uma excelente opção inclusive para pessoas com artrose - processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta, sobretudo, as articulações.”Desde que sob orientação medica, é um excelente meio de recuperação", afirma. Aos sedentários, o médico recomenda que o começo seja feito com curtos trajetos substituindo o carro para ir á padaria, por exemplo. Aos poucos, ele ressalta que o praticante perceberá os benefícios, se acostumará e aumentará o percurso. “O importante é se movimentar, sair do sedentarismo”, aconselha. De seu consultório, em Campinas, ele concedeu a seguinte entrevista ao Jornal Viva Melhor:
A partir de que momento é possível perceber os benefícios da caminhada?
Alguns resultados são imediatos, principalmente no que diz respeito ao bem estar emocional, e neste contexto, até um passeio tem seu valor, levando-se em conta que o sedentarismo impera, principalmente entre os idosos. O objetivo desse aconselhamento é que as pessoas comecem a se movimentar e aos poucos evoluam para a caminhada. A atividade é muito indicada pelos médicos por que deixa o individuo menos suscetível às lesões e não apresenta restrições quanto à idade.
Como deve ser o plano de caminhada para adultos que não têm o hábito? O ideal é que as pessoas comecem a praticar pelo menos três vezes por semana, durante trinta minutos, e depois aumentem 5 minutos a cada dia, até chegar a 45 minutos ou uma hora, sempre de acordo com o objetivo.A avaliação física é importante, principalmente para quem já chegou aos 35 anos.Deve-se, antes de tudo, realizar um alongamento, usar roupa e tênis adequados, e ingerir líquidos.
E para quem busca perda de peso?
É preciso que se caminhe de 45 minutos a uma hora, no mínimo, e em ritmo constante.Nos primeiros 20 minutos, há somente a queima de glicose. Só após esse tempo, o corpo passa a utilizar como fonte de energia as reservas lipídicas, ou seja, a gordura.
É normal sentir dor, principalmente na panturrilha? Que sintomas merecem maior atenção? É comum entre maratonistas, após pratica esportiva extenuante.Dores musculares em geral estão relacionadas à falta de alongamento, que deve ser feito antes e depois da caminhada.Se a dor persistir, mesmo com a realização deste procedimento, recomendo que se consulte um médico.
Há algum horário mais indicado para a pratica?A disposição das pessoas está ligada ao corticóide, um dos hormônios responsáveis por regular as funções internas do organismo. A produção deste hormônio se acentua no final da tarde quando nós nos sentimos mais dispostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário