SAÚDE: POR DENTRO DA MEDICINA ORTOMOLECULAR
Ciência médica defende a cura de doenças através da individualização do tratamento ao paciente
Por Leila de Oliveira
leila@estilocampinas.com
A cura através da organização química no corpo humano e abordagem com visão macro do paciente, como forma a descobrir e tratar as causas; e não apenas os efeitos da doença.
Esse é um dos princípios da Medicina Ortomolecular, um ramo da ciência médica que cultiva o atendimento individualizado, cuja cura é focada na origem do problema, e não apenas nos efeitos da doença.
A expressão "Medicina ortomolecular" foi criada pelo bioquímico norte - americano Linus Pauling (1901-1994), ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1954.No Brasil a técnica é utilizada há cerca de 25 anos.
Com quase esse tempo de atuação em medicina, o médico Carlos Roberto Medeiros Lopes é um dos maiores especialista do país em Medicina ortomolecular.
Formado pela Unicamp, o médico é Pós graduado em Nutrição,Homeopatia e Acupuntura científica, e atua através do Centro médico Homeopático de Campinas, onde atende, principalmente, a casos de dores crônicas, alergia e obesidade.Sobre este último mal, o médico é taxativo: Somos o reflexo de nossa alimentação, e baseado nisso, defendo a idéia a dieta individualizada. Sou contra,e entendo como prejudicial e ineficiente,a banalização da dieta alimentar, principalmente por que nenhum ser humano metaboliza os alimentos da mesma forma que outro- afirma.
Dr. Carlos explica que o índice de cura nos casos de tratamentos pela medicina ortomolecular é de cerca de 90% para casos diversos de patologias, como enxaqueca, diabetes, e até esclerose múltipla.
De sua clínica, em Campinas, ele concedeu a seguinte entrevista ao Jornal Estilo Campinas:
Pacientes obesos em busca de cura estão entre os que mais procuram especialistas neste ramo da ciência.Como funciona a Dieta ortomolecular?
O termo Dieta ortomolecular foi, erroneamente, difundido pela mídia. O que existe é a utilização de mecanismos da ciência para promover a cura da obesidade através da medicina nutricional.O problema é a obesidade, mas sua origem pode estar ligada a fatores psicológicos, disfunção hormonal ou da glândula tireóide, entre outros.O objetivo é,através de exames clínicos e análise do histórico do paciente, descobrir qual a forma de tratamento adequado áquele caso.
O senhor é especialista em medicina nutricional. A que ponto o tipo de alimentação influencia na qualidade da saúde?
Saúde tem tudo a ver com alimentação. Definitivamente, o corpo e a mente refletem os hábitos alimentares. A refeição saudável e prazerosa não é algo inatingível
nem impossível de cultuar. Alimentar-se bem não engorda, e traz melhorias impressionantes e quase que imediatas para a saúde.
Infelizmente, mesmo com tanta informação disponível, é muito comum descobrir que por trás de vários problemas de saúde apresentados por pacientes, estão maus hábitos alimentares, que a médio prazo não favorecem a saúde.
Em termos de tratamento, qual a diferença entre medicina ortomolecular e a tradicional?
A medicina tradicional trata o sintoma, e não a patologia. O principio desta terapia é tratar a causa do problema, de forma acessar o efeito. Isso se dá através da solicitação de exames, análises física e psicológica, e emprego de medicamentos homeopáticos, que diminui as chances de efeitos colaterais ao organismo. Na maior parte dos casos, a doença não é causada por apenas um fator, e as técnicas para se chegar ao diagnóstico correto exigem que se tenha uma visão ampla do paciente, em todos os aspectos de sua vida. Esse é um dos princípios desta medicina.
O tratamento de doenças por esse ramo da medicina pode substituir a necessidade de cirurgia, em casos mais complexos?
A Medicina ortomolecular defende a idéia da técnica não- invasiva, mas acima de tudo, em não ser nociva ao paciente. Tratar e curar é o objetivo, e este ramo da ciência médica vem atraindo cada vez mais adeptos devido aos tratamentos bem sucedidos.
Naturalmente, em casos em que identificamos a necessidade de cirurgia, o paciente é informado e encaminhado para o procedimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário