quarta-feira, 14 de outubro de 2009

JORNAL ESTILO CAMPINAS - out/009

PARA SALVAR A PELE

Entrevista: Dra. Maura Bressan
Um dos maiores nomes da Dermatologia nacional fala sobre os problemas de pele mais comuns às diferentes fases da vida, e como tratá-los.

Por Leila de Oliveira
leila@revistacampinas.com

Se os olhos são o espelho da alma, a pele, maior órgão do corpo humano, é uma vitrine no que se refere em sinalizar as condições gerais de saúde de um indivíduo.
A pele do rosto,principalmente, é objeto de preocupações no tocante á estética e saúde, sobretudo pelas mulheres.Infelizmente, a natureza feminina parece conspirar contra a conquista permanente por uma pele homogênea, livre de rugas, poros dilatados e outras imperfeições. As intempéries, neste caso, vão desde a qualidade da alimentação, questões hormonais, fatores hereditários, estresse,uso de medicamentos, condições climáticas e, claro, exposição ao sol. Por algum tempo, a pele da brasileira era tida como do tipo oleosa, resistente e hiperpigmentada. Segundo a médica dermatologista, Maura Bressan, especialista em Dermatologia clínica e cirúrgica,não existe receita única de tratamento, mesmo para problemas idênticos:
“No Brasil, devido a sua característica multiracial, é possível observar melhor os efeitos do tratamento e as particularidades de cada pele, e apesar de apresentarem características semelhantes, o tratamento deve ser prescrito com base nos hábitos e histórico do paciente” explica a médica .Nesta entrevista, a médica fala sobre os cuidados para se manter a beleza e saúde da pele durante as diferentes fases da vida.

Quais os caminhos para driblar os problemas de pele mais comuns de serem observados?

Salvo exceções, a conquista de uma pele bonita é resultado de cuidados constantes. Cuidados que podem ser iniciados ainda durante a fase da adolescência, quando surgem as espinhas. Os tratamentos que amenizam este aparecimento são de excelentes resultados.
Ou seja, com esse controle, o risco de manchas por acne diminui consideravelmente, o que vai repercutir positivamente na fase adulta, resultando num melhor preparo da pele quanto a outros problemas que poderão surgir.


O que é considerado essencial no cuidados com a pele?

O uso de cremes com proteção solar é essencial, mesmo em dias sem sol, ou exposição externa, já que a luz artificial também prejudica e pode ocasionar manchas na pele
Lavar o rosto de manha e a noite com um sabonete especifico ao seu tipo de pele, ingerir bastante líquido e consumir frutas e legumes deve se tornar hábito.

Dentre todos os problemas, as manchas na pele representam forte fonte de preocupação entre as mulheres. Como é o tratamento e manutenção, pela paciente, nestes casos?

As manchas na pele do rosto podem surgir por vários motivos, como resultado de exposição ao sol, uso de medicamentos,predisposição genética. Dentre elas, a mais temida é o melasma, conhecido também como a “mancha da gravidez”. Isso ocorre devido aos hormônios liberados pelo corpo durante esta fase,o que provoca um aumento da atividade dos melanócitos, que resultam numa produção maior de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele.
Como tratamento , o carro chefe são os ácidos; de vários tipos, como o hidroquinona, mequinol, ácido kójico, ácido azelaico, tretinoína, ácido glicólico, ácido mandélico, entre outros.
Naturalmente, a indicação depende do grau de problema e das características étnicas, e condições gerais da pele.
A manutenção do tratamento é feita em casa, com aplicações noturnas e proteção solar cuidadosa durante o dia.

Neste mês a Academia Americana de Dermatologia mudou sua orientação padrão sobre o uso dos filtros solares. Até hoje a recomendação era usar um filtro com fator de proteção solar (FPS) igual ou maior que 15. Agora, a recomendação é escolher um filtro com FPS 30 ou mais. Qual a sua opinião sobre o assunto?

Antes desta divulgação oficial, eu já prescrevia o fator 30 como mínimo para os meus pacientes.Considero relevante esta divulgação, pois chama a atenção para a importância de se proteger a pele do sol. É necessário lembrar que mesmo um creme protetor fator 60 deve ser reaplicado durante o dia, pelo menos a cada 4 horas, e que, a falha na fotoproteçao pode fazer com que as manchas reapareçam, mesmo em peles já tratadas do problema.

Serviço:

Dra. Maura Bressan:Formada em medicina pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas.Residência médica em dermatologia clínica e cirurgica na Unicamp.Estágio em dermatologia estética e laserTítulo de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia.Membro do Corpo Clínico do Hospital Vera Cruz desde 2002.Atuação em Dermatologia cirúrgica, laser e Cosmiatria na Clínica de Dermatologia avançada.End: Av Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 723. Tel(19) 3254-0017

Nenhum comentário:

Postar um comentário