domingo, 26 de setembro de 2010

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=2559430071522209520

Mercado PET
Crescer é bom. Com responsabilidade é melhor.

Por Leila de Oliveira



Que o Mercado de serviços e produtos Pets – destinado a animais de companhia - cresce a olhos vistos, é nítido. A expansão deste setor levou o Brasil ao segundo lugar mundial em população canina e aqueceu os mercados de Banho e tosa, alimentação e cuidados médicos veterinário, que movimentaram, no ultimo ano, R$ 8 bilhões de reais e representaram 12% do faturamento total da indústria de produtos para a saúde animal.
A previsão de crescimento para este ano é de 2% a 3%, segundo dados da Anfal Pet (Associação Nacional de Produtos para Animais de Estimação). Na contramão desses números, está o setor de cuidados médicos, que carece de regulamentações pelo CFMV/ CRMV (Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária). Quem chama a atenção para o assunto é a médica veterinária Fabiana Walverde Simões, do grupo Tocca Pet Escola, e idealizadora de cursos profissionalizantes para o setor. Segundo ela, a classe médica veterinária pode estar à beira de um colapso quanto à capacidade de atendimento, decisões sobre os critérios para a divisão de responsabilidades, organização para administrar o atendimento à demanda e tempo para atualização profissional. No centro desse cenário, a profissão de Auxiliar técnico veterinário e as implicações legais desta função, que já existe na prática e de direito, mas que encontra resistência em ser reconhecida pelo Conselho Médico da classe, o que gera dúvidas sobre os limites de atuação destes profissionais e minimiza a importância em se obter conhecimento específico - item da mais alta relevância em se tratando de vida e saúde -. Para elucidar o assunto e expor as conseqüências deste entrave para a sociedade , a médica Fabiana Walverde nos concedeu a seguinte entrevista:

Na prática, qual a realidade dos médicos veterinários quanto a este assunto?

A sobrecarga de trabalho é uma realidade, mas não pode e nem deve ser encarada como um problema; faz parte do crescimento do mercado, e isso é positivo.
Ocorre que com a regulamentação da profissão de Auxiliar técnico veterinário pelo CRMV, seria possível determinar os limites de atuação e atribuições, abrir mercado de trabalho e expor fontes de conhecimento; a meu ver, o principal entrave desta questão.
Atualmente, o médico veterinário pode, se preferir, ser auxiliado até pela recepcionista da clínica ou pela responsável pela limpeza, por exemplo. Não se trata de diminuir ou exaltar esta ou aquela profissão, mas este ofício envolve riscos e requer preparo profissional.

Quais são estes riscos?

Existem doenças que são facilmente transmissíveis de animal para humano, como a leishmaniose e contaminações por diferentes tipos de vermes; até para a forma correta de se carregar um animal com uma luxação existe um protocolo, sob risco de agravamento da lesão do animal. Com o aumento da demanda, muitas dessas tarefas passaram a ser delegadas a outras pessoas presentes no local, que não o médico veterinário. A profissão de Auxiliar técnico veterinário surge para exatamente preencher essa lacuna de forma responsável.

A profissão já consta na codificação do Ministério do Trabalho e Emprego,por que o reconhecimento, também pelo CRMV é tão importante?
Porque já existem pessoas desempenhando essa função no mercado. Com o reconhecimento pelo CRMV viriam as regras, um código de ética, fiscalização competente e a obrigatoriedade em se buscar conhecimento específico. A classificação do Ministério do trabalho é a mesma tanto para quem auxilia o veterinário quanto para quem dá banho em animais; mas estamos falando de área, habilidades, responsabilidades e riscos diferentes, daí a importância de um reconhecimento pelo Órgão regulador competente.É assim que funciona, nos países desenvolvidos. Com suporte correto, o veterinário poderá também otimizar melhor o seu tempo; ou seja, médicos, profissionais, sociedade; todos ganham com a regulamentação.


Serviço:


Fabiana Simões
Médica Veterinária
CRMV-SP 13189
Diretora geral TOCCA pet escola
Rua Alexander Von Humboldt, 499, Jd Bela Vista- Campinas/SP
CEP:13077056
Fone:19-32955363
www.tocca-escola.com.br/tocca@tocca-escola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário