segunda-feira, 4 de maio de 2009

CROMOTERAPIA- Jornal Viva Melhor

Cromoterapia
A influência das cores nas emoções. Bons resultados na área da saúde chamam a atenção para esta ciência

Por Leila de Oliveira
leila@estilocampinas.com

Segundo os chineses, a cor é o que define a existência das coisas para nossos olhos, sendo nossa primeira porta para o mundo. A Cromoterapia, ciência que faz uso das cores para estabelecer o equilíbrio e harmonia do corpo e das emoções em benefício da saúde, é algo recente no País, embora haja registros sobre a utilização de cores com fins terapêuticos há mais de dois séculos, no antigo Egito.No Brasil, a prática vem sendo utilizada há cerca de duas décadas, apenas.Estudos recentes mostram que a Cromoterapia atua como agente de pressão sobre o corpo, procurando restaurar o equilíbrio emocional. Isso ocorre por estarmos em interação com o ambiente a todo instante, além de expostos a cores diversas.Esta troca de energia exerce influência direta sobre as emoções. Segundo a Cromoterapia, cada cor está associada a um sentimento. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, Índigo e violeta estão associados à energia. Vermelho e azul agem como agentes estimulador e calmante, respectivamente.A arquiteta e consultora Edna Figueiredo explica que sem perceber, confirmamos essa teoria à todo momento: “A cor age como agente transformador, atua diretamente no psíquico e emocional das pessoas.”- diz. Ela diz que ao escolhermos a roupa para vestir, o fazemos de acordo com nosso humor : “roupas mais coloridas se estamos mais alegres ou sóbrias e escuras, se estamos tristes e preocupados.” “Isso é inconsciente, mas reflete os conceitos da Cromoterapia” explica.A prática vem sendo adotada também na área Hospitalar, após pesquisas indicarem que a permanência de pacientes em ambientes decorados de acordo com os princípios da Cromoterapia promoviam significativas alterações de aspectos emocionais e psicológicos, de forma consciente ou não. O objetivo é acelerar a cura, e promover bem estar ao paciente, que em geral permanece durante horas em uma área pouco atrativa em termos de decoração. A seguir, a arquiteta e consultora de cores Edna Figueiredo, fala sobre as principais cores e suas aplicações.
Viva Melhor - De que forma pode-se harmonizar um ambiente sem sair da decoração tradicional que permeia a maioria das casas?Edna Figueiredo - A harmonização de um ambiente não está relacionada a um local extremamente colorido. Pode-se manter uma decoração mais tradicional, apenas fazendo uso de algumas cores chaves, como azul, o amarelo, o verde, e o laranja. Pode-se fazer uso de objetos coloridos, como um abajur, uma almofada, uma manta para o sofá, ou mesmo através de quadros. Um detalhe sutil dentro do ambiente quebra o aspecto monótono causado pela ausência de cores e torna o ambiente bem mais agradável e saudável. Viva Melhor - Quais são as cores mais indicadas para a casa de uma pessoa que vive só? Edna Figueiredo - É importante observar o perfil do morador. Se ele gosta de receber, uma boa pedida é ter na sala itens em amarelo e laranja, consideradas cores estimulantes e receptivas, ou até mesmo o vermelho, que transmite e cria um clima de alegria e romantismo ao ambiente, se usado com moderação.Se a pessoa prefere quase sempre tranqüilidade, deve optar por uma decoração com objetos em cores como o azul, que irradia bem estar, ou violeta, que favorece o auto-conhecimento e proporciona sensação de harmonia e paz ao ambiente.
Viva Melhor - Segundo a Cromoterapia, pessoas com tendência a hipertensão devem evitar ambiente em que predominem alguns tipos de cores. Quais são elas? E quais as mais indicadas?Edna Figueiredo - Cores como vermelho e laranja são cores estimulantes, mas em excesso transmitem agressividade, desconforto. Há relatos de que causam palpitação em hipertensos.Essas cores não devem ser utilizadas em locais onde há concentração de várias pessoas. Nestes casos, o ideal é optar por tons como verdes, azuis, e pastéis.
Viva Melhor - De que maneira podemos nos beneficiar dessa técnica no nosso dia a dia?Edna Figueiredo - Num ambiente, a cor pode tanto favorecer quanto ser extremamente inadequada às pessoas, causando prazer ou desconforto, mesmo que inconscientemente.Uma breve leitura sobre o assunto ou mesmo a intuição podem ser uma espécie de guia para quem quer fazer uso dos benefícios da Cromoterapia. A boa notícia é que os resultados são imediatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário