domingo, 28 de junho de 2009

Biquini Cavadão: Mais do novo

Biquini Cavadão: Mais do novo
Em entrevista, vocalista fala sobre novo trabalho e comenta atual cenário musical

Por Leila de Oliveira
leila@estilocampinas.com

Já faz algum tempo que nada de novo acontece no Rock nacional. Mas mesmo os descontentes com o cenário talvez se surpreendam com o novo DVD do grupo Biquíni Cavadão, apesar da ausência de novas composições.
Lançado pela gravadora Som Livre, o DVD “80 Vol. 2”, dá continuidade ao projeto iniciado com o lançamento do CD “80” em 2001, e foi gravado no Circo Voador, RJ, mesmo local de estréia da banda, em 1985.
Neste trabalho, as letras, velhas conhecidas do público brasileiro, ganham nova personalidade em cada interpretação do vocalista Bruno Gouveia. Diferentes arranjos e inusitadas participações de representantes de várias castas musicais, como o axé e o sertanejo, completam as novidades.
A música de maior destaque até o momento é a faixa “Romance Ideal”,que ganha nova roupagem na voz da cantora de axé Claudia Leitte.
Os outros convidados são os cantores Edson e Hudson, que formam dupla sertaneja homônima,Tico Santa Cruz, do “Detonautas Rock Clube”,e Egypcio, do “Tihuana”.
Segundo o vocalista e líder do “Biquíni Cavadão”, Bruno Gouveia, a proposta, longe de querer parecer nostálgica, é reverenciar o rock dos anos 80, e expor o fator atemporal das letras da banda.
A música Timidez, por exemplo, faz enorme sucesso entre garotas de 15, 16 anos.Nos e-mails que recebo,elas relatam a forte identificação com a letra, e se emocionam por se sentirem tão representadas. Infelizmente, eu sempre as informo que realmente, na época do lançamento,, elas ainda não eram nascidas (risos), mas fico feliz com a aceitação- explica o vocalista.
Em recente passagem por Campinas, para um show promovido pela Rádio Educadora FM, o vocalista Bruno Gouveia conversou com a equipe do Jornal Estilo Campinas. Além de falar sobre a trajetória do grupo, o cantor comentou o atual cenário musical.

Apesar dos 24 anos de carreira, a banda tem pouca exposição na mídia em relação a grupos que também tiveram seu apogeu na década de 80. Como a banda entende essa diferença?

É contraditória essa realidade, pois realmente, o Biquíni Cavadão nunca esteve super-exposto na mídia nacional, e mesmo assim seguíamos com shows lotados. Foram mais de 1500 apresentações por cerca de 500 cidades. Ao longo dos anos, percebemos que nosso sucesso acontecia independente do apelo comercial, e de estarmos atrelados á programas de TV, por exemplo. Mas nosso desejo é que nossa música seja conhecida pelo maior número de pessoas possível.

Os festivais independentes de música se tornam cada vez mais freqüente por todo o país. Juntamente com a Internet, é uma nova forma de se revelar talentos musicais?

A facilidade em apresentar cada trabalho, promovida pela Internet, permite revelar talentos,mas exige maior atenção do público, para que se separe o joio do trigo.
De repente, qualquer jovem acha que tem talento só por que sua música teve 1000 downloads.
Essa facilidade, inclusive, tem feito com que as gravadoras analisem seguidas vezes qual a chance real de o artista acontecer em nível nacional.
As gravadoras lucram cada vez menos com a venda de Cds e Dvds, e com isso, exigem que um artista reúna mais características comerciais do que “apenas” fazer música de qualidade.

A sucesso da cantora Mallu Magalhães, revelada no site de relacionamentos “My Spac”e não contraria essas afirmações?

A Mallu Magalhães, além de ser talentosa, teve sua música baixada por quase um milhão de pessoas. É um número expressivo e ratifica minha explanação sobre o assunto.
Parece que vivemos um momento de “boom” no cenário musical, propiciado, principalmente, pelas facilidades em se promover via intenet,mas pelo menos em termos de suporte por grandes gravadoras, essa não é a realidade.
Por outro lado, a quantidade de trabalhos apresentados demanda cada vez mais necessidade de aprimoramento por quem quer seguir carreira na área musical. Independente do interesse de grandes gravadoras, quem acha que tem talento deve se dedicar em realizar seus sonhos e objetivos. Muitos artistas se lançam de forma independente e obtém retorno positivo do público. O mais importante é não copiar, e treinar muito antes de apresentar seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário